sábado, 1 de novembro de 2008

Registro de aulas

Registro da Aula do Tux Paint

O curso básico de Tux Paint, foi realizado no laboratório de informática, no dia 27 de outubro de 2008. Fez-se presente a professora Edinéia, instrutor Agnaldo e as acadêmicas Adriana e Silvana, estiveram presente no laboratório dez alunos, sendo que estes foram divididos em 5 equipes de 2 alunos. As alunas já escolhidas para a análise foram Silvana, Luciana e Eriberthe, que já foram observadas anteriormente e encontram- se com maior grau de dificuldade. Sendo suas principais dificuldades: coodernação motora e desconhecimento dos recursos básicos de informática.
Na primeira aula notou-se um grande desconforto diante das máquinas, porém o projeto foi levado adiante, foi feita uma breve introdução sobre a aula que seria ministrada e com o ínicio das atividades houve um enorme interesse por parte dos alunos. Inclusive as alunas selecionadas para observação, conseguiram acompanhar as atividades, coisa que não acontecia normalmente em aulas anteriores, claro que requerem um pouco mais de dedicação das professoras-estagiárias porque não tinham base alguma de informática, mas não deixaram a desejar.
A aula apresentou temas bastante atrativos, atividades de Geografia de Ariquemes como a pintura do Mapa de Rondonia, onde puderam colorir os municípios e ao mesmo tempo identificar Ariquemes e seus vizinhos, usando recursos do Tux Paint como: desfazer, apagar, colorir, riscar e o principal SALVAR seus trabalhos. Algumas teclas de atalhos também foram apresentadas para eles, entre essas podemos citar: Ctrl Z, Ctrl C, Ctrl V e outras.
Em sequência passamos para a próxima atividade do Plano de aula, a Bandeira de Ariquemes, onde ele conheceram as cores da bandeira de sua cidade, que para a maioria ainda era desconhecida, e com a pintura realizaram muitos exercícios de coordenação através do mouse, eles abusaram das cores, mas obviamente teriam que deixar cada bandeira com sua cor original, já que mais tarde vão utilizar para a criação dos slides na próxima aula.
Após todos terem concluido as atividades propostas, os alunos mostraram-se muito felizes por realizarem algo fora do seu cotidiano e comprometeram-se retornar no dia seguinte para darmos continuidade ao projeto, a professora Edinéia ficou muito satisfeita com o desempenho da aula e em seguida fez o encerramento dispensando os alunos.

Registro de aula Power Point

No segundo dia do projeto "Informática na Geografia", com o uso do software power point, iniciou-se a aula ensinando aos alunos como abrir o programa, em seguida eles escolheram um modelo e iniciaram a digitação do trabalho com o tema: Geografia de Ariquemes. A professora Edinéia já havia trabalhado com eles em sala de aula o conteúdo teórico sobre Ariquemes, o que falicitou a criação dos slides. Aos alunos foi ensinado também inserir e formatar novos slides, inserir figuras: mapa de Rondônia e bandeira de Ariquemes que eles haviam feito no dia anterior, configuração da apresentação dos slides, animações e modo de exibição, essas são funções básicas para a criação de slides. A aula teve um resultado satisfatório, pois apesar das dificuldades apresentadas pelos alunos, eles conseguiram assimilar e colocar em prática o que havia sido transmitido, garantindo o sucesso da meta a ser atingida no plano de aula. As alunas Silvana, Luciana e Eriberthe que estavam sendo observadas, conseguiram realizar o trabalho com êxito. Elas apresentaram uma melhoria na coodernação motora, e no conhecimento de alguns recursos básicos de informática, que seria mais satisfatório se elas continuassem a utilizar o computador nas aulas sempre com acompanhamento. Através dessa aula no laboratório de informática, foi possível haver a interdisciplinalidade da informática com a disciplina de geográfia, proporcionando uma aula mais dinâmica e com mais recursos para falicitar o aprendizado dos alunos.

Um comentário:

Maciel disse...

Muito bom, inclusive o modelo do blog. Alguns elementos não estão disponíveis, os planos por exemplo. O registro compensa a falta desses dados.
90.